carta de um verdadeiro fã da franquia Pro Evolution Soccer


BASTA !!!!!!!!



Quem me conhece sabe o quanto eu sou fã de PES e quanto tempo faz que eu sigo a série da Konami.

Eu sempre fui fã de futebol, graças a meu pai que jogou muitos anos na várzea na região de Taubaté, interior do estado de São Paulo, nossa cidade natal. Ele é torcedor fanático do São Paulo e sempre assistiu e jogou futebol, o que me fez ficar muito interessado, principalmente porque, na minha infância, o Tricolor era imbatível.

Aos cinco anos de idade (eu nasci em 1981, portanto, em 1986), eu ganhei um Atari e me apaixonei por games desde então, mas, era um console embrionário ainda. Incapaz de impressionar muita gente. Os jogos não eram tão trabalhados, principalmente na parte de esportes. Anos depois, com meus pais separados (eu tinha oito anos quando eles se separaram) e o meu poder aquisitivo diminuindo drasticamente, a minha chance de jogar era na casa dos outros, nas locadoras ou nas lojas de games da cidade (que te deixavam jogar alguns minutos). Nessa época de vacas magras que surgiu o revolucionário Winning Eleven e eu me encantei com o jogo, embora não pudesse jogar sempre.

Durante anos eu tive que jogar o jogo só quando alguém me convidava ou quando gastava o pouco dinheiro que tinha na locadora. Por muito tempo, a Konami foi uma empresa que fazia, de longe, o melhor jogo de futebol do mercado. Por muito tempo a Konami melhorou seu jogo mais e mais, causando um problema sério na concorrência e, inclusive dizimando seus rivais, restando apenas um: A Electronic Arts, que fazia de tudo para melhorar o seu jogo, mas apanhava a cada ano em que seu jogo era lançado. Por muito tempo os executivos da EA devem ter pensado: “Como eles conseguem fazer um produto tão bom e a gente não consegue chegar perto deles ?”. Por muito tempo a Konami foi a “rainha” do mercado de games de futebol no mundo e poderia ter se mantido assim até hoje.

Com o passar dos anos e a hegemonia da Konami se mantendo, a EA começou a “apelar”. Começou a imitar de forma descarada as boas ideias de sua concorrente e o mais incrível é que essa tática começou a dar realmente certo. Os consumidores da EA começaram a se interessar cada vez mais pelo FIFA. Eu não sei a data exata, mas, depois de muito tempo em que a Konami mandou no mercado, a EA acabou alcançando a rival e virou o jogo. Eu não conheço os pormenores disso, se a EA se desdobrou em outras empresas e resolveu variar o seu investimento em jogos, mas, o que sei é que ela se tornou uma empresa multimilionária, capaz de criar e distribuir vários jogos de qualidade e que têm um público fiel (FIFA, Battlefield, NHL, NBA Live, etc), enquanto a Konami, ano a ano, foi diminuindo. Parou de produzir muitos jogos, diminuiu a qualidade de muitos outros, perdeu o grande Hideo Kojima (mente por trás da série Metal Gear Solid), enfim... Vem perdendo uma batalha após a outra.

Tudo isso que eu disse foi pra pontuar o que, pra mim, é a queda de qualidade da série PES. Como eu disse anteriormente, eu sempre fui apaixonado por futebol e games, mas nem sempre tive condições de juntar as duas coisas e jogar grandes jogos de futebol. E, por outro lado, a Konami, que por muito tempo teve a faca e o queijo na mão para se destacar ainda mais nessa área, caiu drasticamente nos últimos 10 anos. O Winning Eleven  10 ( lançado dia 27/04/2006) é considerado por muitos o melhor PES já criado e serviu como base para muitos “Bomba Patch” (versões ilegais do jogo que tinham jogadores não licenciados e atualizados, criados por fãs da franquia).

Aonde eu quero chegar com tudo isso que eu disse ? A Konami parece não saber o ouro que ela tem nas mãos. Muitos, como eu, simplesmente amam, adoram, veneram esse jogo. Pra nós, não é só um jogo de videogame. É uma preciosidade que sempre quisemos usufruir e nem sempre tivemos condições pra isso. A maioria das pessoas da minha idade, já tem condição de comprar um jogo, mas, ficam na mão de uma empresa que não consegue fazer um produto decente mesmo com todo o lucro que esse jogo dá. Ele é vendido NO MUNDO TODO e por um preço que não é nenhuma bagatela, além de ter as microtransações que aumentam e muito o lucro da Konami.

A empresa pode alegar que o lucro dela não é tão grande assim, pois as licenças são caras, que é caro conseguir direitos de imagem e tal, mas, a nossa briga com a Konami não é por isso. A nossa maior briga não é porque ela gasta MUITO e sim porque ela gasta ERRADO !

Desde 2013 a queda de qualidade do PES como um todo é vertiginosa. O PES 2013 foi o melhor jogo de futebol que eu já joguei, além de ter sido o jogo que eu mais joguei na vida ! Eu jogava todos os dias da semana das 21:00 às 03:00 (mesmo tendo que acordar cedo no outro dia para trabalhar). Por quê eu fazia isso ? Por um simples motivo: o jogo era sensacional ! Você tinha Libertadores, Champions League, Rumo ao estrelato, Master League e a magnífica MLO (Master League Online). Esse modo de jogo era sensacional ! O jogo era tão bom que nós nem ligávamos tanto para os problemas da franquia (como os derrubadores, por exemplo).

O grande problema começou em 2014, quando a Konami decidiu não lançar o PES 2014 para a nova geração, resolveu mudar o seu motor gráfico, mudou vários modos do jogo e ainda tirou a MLO para dar lugar ao famigerado modo MyClub, que, pra mim, foi o começo do fim. A empresa resolveu “tirar” do consumidor o poder de escolher os seus jogadores para gastar seus pontos “girando” a roleta e tirando jogadores aleatoriamente. Essa, pra mim, foi a maior besteira de todas. Além de inúmeros outros problemas dentro dos modos online e offline. Estou citando somente o que entendo ser o maior deles.

Tudo isso que eu disse anteriormente serviu para dizer apenas o seguinte:

- BASTA !

- BASTA KONAMI !

Os seus consumidores não aguentam mais essa situação. Nós cansamos de sermos enganados e pagarmos caro por um produto que não entrega o que promete. Ano após ano, vocês empilham desculpas para os seus problemas e não trazem nem soluções, nem satisfações aceitáveis para os problemas que vocês nos causam.

Muitos juntam dinheiro por muito tempo para comprar um console e para ter o jogo de vocês, tentando se divertir como se divertia anos atrás, quando vocês realmente faziam um produto excepcional, mas hoje só encontram um jogo bugado, falho, com tantos problemas que desestimulam até os mais fanáticos fãs da franquia. Eu conheço MUITOS que abandonaram a franquia e tenho certeza que vocês também conhecem.

Perda de licenças (além de ter perdido VÁRIAS nos últimos anos, hoje perdeu a licença da Champions League do ano que vem), Myclub (que não deveria nem existir) cada vez pior e sem nenhum tipo de interesse para o jogador se manter jogando, offline sem grandes novidades (além de tirar várias coisas interessantes do passado), modo comunidade (que era um modo sensacional de ser jogado) excluído do jogo, criação de modos totalmente estranhos e sem nenhum apelo (como o modo aleatório), péssimo online (cheios de lag, delay, problemas na troca de cursor e quedas de servidor), derrubadores (que não só continuam existindo, como agem de forma livre, sem sofrer nenhum tipo de punição por isso), etc, etc, etc, etc.

Eu, desde 2015, quando fui convidado pelo meu amigo Luciano Coelho para ir no lançamento do jogo, pelo site dele (www.sussuworld.com), na Arena do Corinthians, conheci várias pessoas que trabalham na Konami e sinto dessas pessoas (que lidam com o cliente do jogo), que eles têm a melhor das intenções dentro da empresa. O André Bronzoni e o Robbie Ron, pessoas que eu conheço e tenho contato, sempre foram super atenciosos e me parecem mesmo serem fãs da franquia, como eu, mas, infelizmente, quem toma as decisões na empresa, não são eles. Eles são “a cara” da empresa e sem dúvida alguma, eles gostariam que muitas coisas fossem diferentes ali, mas, além disso estar fora da alçada deles, eles ainda tem que seguir as regras de lá para continuarem trabalhando. Todos nós discordamos de algo que nossas empresas fazem ou oferecem, mas temos que respeitar a hierarquia e “vestir” a camisa. É isso que as pessoas dedicadas fazem ! Sendo assim, essa matéria não é para eles e sim, para você, executivo, gerente-geral, CEO da empresa. É você que tem o poder de mudar isso ! É você que tem que escutar o seu consumidor ! É você que tem que vir nos eventos da empresa e ver o que o seu consumidor deseja receber ao pagar pelo seu produto ! Você é o maior interessado em saber o que o seu cliente quer, para saber se o dinheiro da empresa está sendo investido corretamente !

Vocês precisam fazer alguma coisa para melhorar o produto de vocês, meu Deus do céu ! Os clientes não aguentam mais tantas desculpas esfarrapadas para continuar sendo vítimas disso ano após ano !

Conheço muitas pessoas que pensam como eu e tenho certeza que todas elas se sentem aqui representadas por este meu desabafo.

Não aguentamos mais esta situação !


ACORDA KONAMI !

Abraços 

Ricardo Faria Teixeira  






PESTEAMBR





AF GAMEPLAY : https://www.youtube.com/user/afgame10

BINHO PLAYER / PLAYER GAMES E MÚSICAS : https://www.youtube.com/user/BinhoOoP...

BLOG TEM FUTEBOL : http://www.temfutebol.com.br

CANAL DOS BOLEIROS : https://www.youtube.com/user/CanalDos...

D.R 18 GAMER : https://www.youtube.com/user/darllanprn

FELIPLAYZ : https://www.youtube.com/feliplayz

FIFA-PES NEWS BRASIL : http://fifa-pesnewsbrasil.blogspot.co...

HENRIQUE GAMER 93 : https://www.youtube.com/user/Henrique...

NANDO LEK BRASIL : https://www.youtube.com/user/nandolek...

NIL GAMER BR : https://www.youtube.com/user/NILGAMERBR

NOTAG GAMES : https://www.youtube.com/user/NoTagGames

PES FC PLAY : https://www.youtube.com/channel/UCS51...

PIERRE PLAYER : https://www.youtube.com/channel/UCwCI...

SHAMAM GAMES : https://www.youtube.com/user/ShamamGames

THE GAMES PLAY : https://www.youtube.com/user/TheGamesPay

TODOWEBRASIL : http://todowebrasil.blogspot.com.br/

TUDO DE PES : https://www.youtube.com/user/brenerdias1

Comentários

  1. Eu ja larguei... e pra mim o maior problema do game ta na filosofia de jogabilidade e não nas licenças ou modos de jogo. PES hoje eh um jogo que corre sobre trilhos predefinidos, a engine no conjunto exerce mais garvidade no game que nossos dedos. O jogo parece um replay de jogadas, onde o drible eh um detalhe e não a magica da coisa. PES 2007 (msm engine d0 WE10 citado) e PES 2013 os melhores ate hoje. Ibra no 07, Iniesta no 13, personificam o que eu penso de diversão em PES. Por favor Konami, esqueça um pouco o background, desencanem de forçar o equilibrio e o handicap... devolvam isso aos players, que eu volto a gastar dinheiro com vcs. PS.: My CLub ehbuma porcaria, volta o formato MLO ou pelo.menao copiem na cara dura o Ultimate Team do concorrente que ta menos merda.

    ResponderExcluir
  2. sempre joguei PES desde o play 1 é hoje estou bem desanimado parece que o Pes esta acabando mesmo e a Konami não tem respeito por nós fãs de franquia é bem desanimador isso não me vejo jogando Fifa um dia mais se continuar assim talvez eu tenha que jogar por gostar tanto de futebol

    ResponderExcluir

Postar um comentário